quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A Vantagem de Utilizar discos SSD para CAD e outras aplicações

O site Arq e Tec fez uma ótima publicação sobre o uso de SSDs em vez de HDs:

Recentemente adquiri um disco SSD e posso dizer que o preço vale bem a performance ganha. O SSD em questão é o Kingston SSD Now V series. Testei-o com alguns programas como AutoCAD e Photoshop. Vejam os ganhos.
Para quem não está familiarizado, a diferença entre entre um SSD (solid state drive) e um HDD (Hard disk Drive) reside principalmente no facto do SSD não ter partes móveis, toda a capacidade de armazenamento é feita por memoria flash semelhante ao que podem encontrar numa pen USB.
Num disco SDD podem encontrar vantagens como:
  • Tempos de Acesso e Latência Reduzidos;
  • Menor consumo de energia (maior tempo de bateria em portáteis);
  • Maior velocidade nos processos de Leitura e Escrita em disco;
  • São Silenciosos (sem partes móveis não cria nenhum ruído);
  • Resistência ao choque;
  • Durabilidade muito maior que um HDD.
Os seguintes testes foram realizados comparando com o disco que vinha com o meu portátil um HDD Western Digital 160GB 8mb cache 5400RPM SATA 2,5″ vs um SSD Kingston V series 64GB 2.5″ e foram estes os resultados.
Estes testes foram apenas executados no arranque das aplicações. No caso do AutoCAD podem ver que a velocidade de arranque aumentou em 3X. Mas também existem ganhos bastante significativos no tempo de resposta dos programas.
O SSD permite ganhar produtividade não perdendo tanto tempo à espera que o computador responda, e processos como abertura de ficheiros pesados, gravação, extracção de arquivos ficam tão rápidos que vão dar por vocês a pensar “antes estava aqui minutos à espera e agora estou segundos”.
O único contra dos SSD é o preço/capacidade de armazenamento. Este SSD kingston é dos mais baratos do mercado, cerca de 110€ por 64GB, e noto performance até 5x mais. SSDs como os Vertex da OCZ, um pouco mais caros, mas são ainda mais rápidos, podem ir até 20X mais que o tradicional HDD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores