segunda-feira, 7 de maio de 2012

AutoCAD Civil 3D

O Civil 3D é um software da linha AutoCAD, desenvolvida pela Autodesk, voltado para elaboração e análise de projetos nos mais diversos ramos da engenharia civil. Além de possuir todas as funcionalidades do AutoCAD, o Civil 3D possui uma gama de ferramentas exclusivas que permitem ao usuário desenvolver, com facilidade, projetos na área de transportes, SIG e inúmeras aplicações envolvendo áreas ligadas ao meio ambiente, como análise de bacias hidrográficas e estudos hidráulicos e hidrológicos.
O AutoCAD Civil 3D 2012
Fonte: http://www.cadguru.com.br/autocad/o-que-e-o-autocad-civil-3d/

Devido à facilidade em trabalhar com projetos, o que auxilia na troca de informações entre os colaboradores, o Civil 3D é considerado uma das mais poderosas ferramentas na área de Modelagem de Informações de Construções (BIM), e sua integração com softwares como o Land Desktop, da Autodesk, e HEC-RAS, do Corpo de Engenharia do Exército Norte Americano, tem atraído cada vez mais a atenção de pesquisadores, engenheiros civis, empresas de mineração e escavação, e diversas agências de proteção e conservação ambiental, para este software.
Elaborando uma geometria para o HEC-RAS no Civil 3D
Além disso, o Civil 3D conta com poderosas ferramentas geoespaciais, que permitem ao usuário trabalhar com inúmeros dados, inclusive LiDAR. Esta tecnologia (Light Detection and Range) é muito utilizada no mapeamento de objetos elevados, como por exemplo prédios capaz de atingir precisões muito elevadas. Para quem não precisa de tanta precisão, o Civil 3D oferece também a possibilidade de importar dados do Google Earth, mas analise bem a sua região, pois não são todas as cidades que possuem informações topográficas reais.
Dados LiDAR (Fonte: www.nasa.org)
Outro aspecto importante do Civil 3D é a facilidade com que o usuário torna a interface do software mais próxima de suas necessidades. A facilidade na edição de estilos, por exemplo, faz com que as empresas sejam capazes de criar estilos próprios, voltados as suas características, o que torna os projetos desenvolvidos muito mais atraentes e fáceis de apresentar.
Com todas estas vantagens apresentadas acima, o uso do Civil 3D vem crescendo a cada dia, fazendo com que os usuários se tornem cada vez mais fãs desta poderosa ferramenta para modelagem de informações de construções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores