Segundo o Wikipédia, renderização é o processo pelo qual pode-se obter o produto final de um processamento digital qualquer.
Este processo aplica-se essencialmente em programas de modelagem 2D e 3D bem como áudio e vídeo. O termo "renderizar" (do inglês to render) vem sendo usado na computação gráfica, significando converter uma série de símbolos gráficos num arquivo visual, ou seja, "fixar" as imagens num vídeo, convertendo-as de um tipo de arquivo para outro, ou ainda "traduzir" de uma linguagem para outra.
Para renderizar uma cena é necessário, entre outras coisas, definir um tipo de textura para os objetos existentes, sua cor, transparência e reflexão, localizar um ou mais pontos de iluminação e um ponto de vista sob o qual os objetos serão visualizados. Ao renderizar, o programa calcula a perspectiva do plano, as sombras e a luz dos objetos.Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Renderiza%C3%A7%C3%A3o
Nesse âmbito temos uma ampla gama de programas renderizadores disponíveis. A partir dessa semana, vamos postar informações sobre esses renderizadores. Como trabalhamos com o programa Trimble Sketchup, vamos nos focar nos renderizadores que sejam compatíveis com ele.
Serão eles:
- 3D Max - MentalRay
- Artlantis
- BunkSpeed
- E-On Vue
- Indigo Renderer
- Kerkythea
- LumenRT
- Lumion 3D
- LuxRender
- Maxwell Render
- Octane Render
- Piranesi
- Render[in]
- Renditioner
- Su Podium
- Thea Render
- Twilight Render
- V-ray for Sketchup
- YafaRay
Cada dia, postaremos informação sobre um renderizador em específico, falando sobre características, compatibilidade com o Sketchup, recursos, benefícios, requisitos de hardware e outras informações pertinentes.
Esperamos que essas informações possam os ajudar a escolher um software que atenda as vossas necessidades e que possa agregar qualidade aos vossos trabalhos.
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