terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Alternativas ao Photoshop - 10 programas de edição de imagens que não são Photoshop

Adobe Photoshop é um daqueles produtos fatídicos que têm um significado cultural bem além do seu propósito original. Como já foi dito anteriormente, tornou-se um verbo — falamos confortavelmente sobre “photoshopar” imagens independetemente do programa que usamos para isto.

O anúncio recente da Adobe de que tudo além do Photoshop CS6 vai precisar ser alugado como parte do lineup de sua Creative Cloud provocou uma certa dose (por vezes grande) de inquietação, mas Photoshop não é o único na praça, e nunca foi. Neste artigo vamos dar uma rápida olhada em dez outros manipuladores de imagens que você pode não conhecer, mas os quais vale bem a pena explorar.

Captura de Tela 2014 01 12 às 01.19.32 red 10 programas de edição de imagens que não são Photoshop

Nenhum desses aplicativos é um verdadeiro “substituto” um-a-um para o Photoshop CS6, particularmente se você é um designer gráfico ou um profissional de vídeo. Mas para o resto de nós — pessoas que querem apenas retocar imagens, manipular composição, ajustar cores e saturação, aplicar filtros e efeitos enlatados, e remover aquele pirralho que estava perambulando no primeiro plano daquela que seria uma foto perfeita — eles podem provar serem bastante úteis.

ACD Systems ACDSee Pro 6 ACDSee Photo Editor


Se você está usando Windows e quer substituir por inteiro o soco duplo Adobe Photoshop + Adobe Lightroom, o ACDSee Pro 6 (uma alternativa ao Lightroom) mais o ACDSee Photo Editor 6 (alternativa ao Photoshop) podem colocá-lo num bom caminho por uma fração do preço.

ACDSee Pro 6 oferece processamento de arquivos RAW, marcação de imagens (tagging) e melhorias de exposição e cores, enquanto o Photo Editor 6 é a ferramenta mais Photoshop-like para edições baseadas em camadas a nível de pixel. ACDSee Pro 6 não oferece alguns dos recursos e macetes de reconhecimento facial, geotagging e correção de distorção do Lightroom e do Aperture, mas ambos softwares oferecem extenso suporte ao formato RAW, além do comum. Porém usuários de Mac devem ter cuidado: ele têm que se contentar com o ACDSee Pro 3 por enquanto.

Adobe Photoshop Lightroom 4


  • $150 pela versão standalone; disponível como parte da inscrição de $50/mês na Creative Cloud
  • Requisitos operacionais: Mac 64-bit rodando Mac OS X 10.6.8 ou mais recente; Windows Vista ou mais recente
  • www.adobe.com

O Lightroom não é uma alternativa ao Photoshop por si só. Lançado como uma ferramenta para fluxo de trabalho com RAW, a Adobe vem firmemente atualizando isso através das versões, e se você não precisa fatiar e remontar suas imagens intensivamente, é uma ótima alternativa à “força total” do Photoshop.

Se você é um fotógrafo que clica em RAW você pode já estar usando o Lightroom como parte de seu workflow, uma vez que abrange alguns dos pontos mais fracos do PS: organizando suas fotos, colocando tags e aplicando correções e melhorias rápidas. Se você fotografa principalmente em RAW e precisa de um programa para processar rapidamente suas imagens, ajustar exposição, reduzir ruído e aplicar os mesmos ajustes a uma série de fotos, o Lightroom pode ser tudo que você precisa — precisamente por isso a Adobe o criou.

Para quem quiser adquirir o Lightroom via Creative Cloud, deve possuir ao mínimo o Photoshop CS3 (ou versão mais recente). A não ser que a Adobe decida ofertar para todos…

Apple Aperture 3


Aperture é mais uma alternativa ao Lightroom do que ao Photoshop CS6, e se você é usuário de Mac pode ser apenas disso que precisa. O Aperture combina recursos avançados como processamento de RAWs, retoques manuais, elementos de impressão personalizada e ferramentas de marcação/organização com opções amigáveis ao principiante, como reconhecimento facial, geotagging e filtros one-click. Diferentemente do Lightroom, o Aperture não tem incorporada uma correção de distorção de objetivas além do comum, mas há diversos plugins disponíveis no site da Apple que oferecem este e vários outros recursos.

Versões mais antigas do Aperture foram notoriamente intensas no uso do sistema, requerendo bastante poder de processamento para rodarem, mas o Aperture 3 está bastante melhorado. Por 80 dólares é difícil encontrar muito do que reclamar.

Corel PaintShop Pro X5


  • $60 pela edição Básica; $70 pela edição Ultimate
  • Requisitos operacionais: Windows XP SP3 ou mais recente
  • www.corel.com

Se você busca especificamente por um programa alternativo ao Photoshop já pronto na caixa para Windows. o Corel PaintShop Pro X5 é um dos mais populares pacotes do planeta.

Nessa seleção essa é indiscutivelmente a melhor opção para artistas gráficos, já que pode criar vetores e ainda oferece interoperabilidade com as próprias ferramentas de pincel do Photoshop. Como é de se esperar, também oferece bem um arranjo completo de ferramentas de tratamento fotográfico, incluindo camadas, filtros, HDR one-click e outros filtros, ferramentas de retoque e muito mais suporte a RAWs do que qualquer um desses pacotes gratuitos (inclundo RAW 16-bit). A edição “Ultimate” do PaintShop Pro X5 custa apenas 10 dólares a mais do que a versão padrão, e inclui filtros do Nik Color Efex Pro 3.0 (os quais custam cerca de 150 dólares sozinhos, então é um bom negócio) e ferramentas de aprimoramento adicionais para retratistas.

DxO Optics Pro 8


  • $170 pela edição padrão; $300 pela edição Elite
  • Compatível com: Windows XP (SP3) e mais novo para suporte 32-bit; Windows Vista ou mais recente para suporte a 32- e 64-bit; Mac OS X 10.6 ou mais recente
  • www.dxo.com

Se você procura por correção de objetivas adaptada à sua câmera no seu programa de tratamento de RAWs, não procure menos do que o DxO Optics Pro.

Essa alternativa ao Lightroom possui um extenso banco de dados de combinações câmera/lente, que você pode ativer como ‘módulos’ para automatizar a correção de distorção, aberração cromática, nitidez, vinhetas e redução de ruído. A base de dados da edição Standard de combinações câmera/objetivas é construída para suportar qualquer coisa das point-and-shoot que produzem RAWs a câmeras DSLR de nível de consumo geral, enquanto a edição Elite serve melhor para aqueles que clicam com uma DSLR full-frame ou outros kits de nível profissional. O Optics Pro 8 demanda algum tempo para se acostumar, mas é uma ferramenta incrivelmente poderosa e suas correções de lentes realmente têm que ser vistas serem acreditadas. Esteja preparado para esperar por novas câmeras e módulos de lente a serem adicionados, embora a DxO esteja ficando melhor a este respeito.

GIMP 2.8


  • Grátis
  • Compatível com: Windows XP e mais recente; Mac OS X; Linux; Unix; BSD
  • www.gimp.org

GIMP é um projeto de código aberto (open-source) que custa absolutamente nada. Ele tem uma admirável replicação da série de recursos do Photoshop, quando usado para recompor e manipular suas fotos, aplicar efeitos, e cortar e redimensionar suas imagens.

O GIMP suporta edição de arquivos PSD, e seu arsenal de ferramentas não tem igual por seu preço: filtros, ferramentas de pincel, de texto, camadas, recursos de correção de distorção e de cores, e uma abundância de opções para corte, redimensionamento e efeitos.

Embora ele compartilhe de uma quantidade surpreendente de recursos com o muito mais caro Photoshop, o GIMP não passa de forma alguma de um recurso grosseiro. As queixas mais comuns com o GIMP é que ele não é tão “polido” ou fácil de usar como o Photoshop, nem iguala-se ao software de edição da Adobe quando se trata de recursos avançados e gerenciamento de cores (não-RAW 16-/32-bit ou suporte a CMYK, por exemplo).

O GIMP tem uma vigorosa seleção de plug-ins que deixam o seu conjunto de recursos ainda mais com cara de Photoshop, incluindo ferramentas tipo content-aware, amplo apoio formato RAW, e até mesmo uma versão modificada que parece e age mais como Photoshop, se você ficar com saudades de casa.

Paint.net


Paint.net é um programa apenas para Windows, gratuito, e é muitas vezes mencionado ao lado do GIMP (é gratuito, para uma coisa), mas os usuários ávidos dão-lhe uma vantagem em termos de curva de aprendizado, se você sabe o caminho de pelo Microsoft Paint, você deve pegar o jeito no Paint.net bem rapidamente.

As paletas de ferramentas de seleção e de pintura básicos do Paint.net são quase idênticos aos encontrados no Microsoft Paint, mas ganham ups com suporte Photoshop-like a camadas, filtros e efeitos. É também semelhante ao GIMP em termos de desenvolvimento extensivo de plug-ins, e esses add-ons serão essenciais para os usuários mais avançados. Você precisa fazer o download e instalar plug-ins para editar arquivos PSD e trabalhar com imagens RAW, por exemplo. Para edições de fotos mais básicas em JPEG em uma máquina Windows, o Paint.net pode ser sua opção mais barata e simples. Enfim, é grátis — por que não?

Phase One Capture One Pro 7


  • $300
  • Compatível com: Windows Vista (SP2) e mais recente (sistema 64-bit requerido); Mac OS X 10.6.8 ou mais novo
  • www.phaseone.com

No Raw Converter Showdown do Dpreview no início deste ano, o Phase One Capture One Pro 7 surgiu como a escolha de topo para fotógrafos de estúdio e de moda graças ao sua excelente suporte para sessão com tethering, inclusive com ajustes de câmera via aplicativo e capacidades em live-view.
Há uma abundância de razões para fotógrafos entusiastas considerarem este pacote de processamento RAW, entretanto, incluindo excelentes ferramentas de organização, desempenho rápido e uma pré-visualização de pico de foco único que ajuda a identificar os cliques mais nítidos em seu lote de fotos. Assim como o Lightroom e o DxO Optics Pro, ele também oferece uma extensa seleção de ferramentas de redução de ruído, correção de objetivas, correção de cores e de impressão personalizada. Se seu custo relativamente alto lhe detiver, você sempre pode baixar uma versão de avaliação gratuita e ver como você se dá com ele.

Pixelmator 2.2 ‘Blueberry’


Pixelmator é outro programa completo em recursos de edição, e é provavelmente uma opção mais segura para usuários de Mac graças à sua failidade de uso. O Pixelmator roda apenas em Mac OS X, e, ao mesmo tempo que não é gratuito, custa a pechincha de US$ 30.

Pense no Pixelmator como o anti-GIMP, em termos de interface. É mais fácil de usar e muito agradável de ver. Para necessidades de edição de imagem de básicas a semi-avançadas (correção de cor, pincéis, camadas, máscaras, filtros, ferramentas de texto, e um instrumento de correção content-aware), tem o de praxe atendido. Como o GIMP, ele também suporta a edição de arquivos PSD, para que você possa trabalhar com todos os projetos que já iniciou no Photoshop. Você não vai conseguir tudo o que encontra no Photoshop, é claro: é mais restritiva em termos de criação de scripts / automatização de tarefas, gerenciamento de cores e suporte a RAW; basicamente, você precisa ter certeza de que os arquivos RAW de sua câmera são suportados pelo próprio Mac OS X (se você estiver executando a versão mais recente do OS X essas atualizações são bem frequentes).

Pixlr Editor


  • Grátis
  • Compatível com: Roda no navegador; requer Flash
  • www.pixlr.com

Você não vai ter suporte a RAW com o Pixlr, e vai precisar de Adobe Flash para fazê-lo funcionar. Se tais fatos não forem impedimentos para sua aquisição, saiba que este editor in-browser oferece um poder de edição de imagens em quantidade impressionante sem precisar baixá-lo, instalar ou pagar por qualquer coisa.

O Pixlr Editor oferece o conjunto de praxe de ferramentas de pintura, desfoque, corte, ajuste de cores e texto, mas também lhe entrega um recurso de correção local por contexto (context-aware spot-healing) e uma variada selação de filtros presets (HDR, tilt-shift e gradientes de cor no meio deles) à sua disposição. Juntamente com a capacidade de abrir e editar arquivos PSD (você não pode salvar em PSD, no entanto), um dos melhores recursos do Pxlr Editor é sua integração com o Google Drive. Você pode adicionar o Pixlr Editor à sua lista de aplicativos conectados ao Google Drive, permitindo-lhe editar imagens da sua pasta no Drive e salvar nela sem sair do seu navegador.

Adobe Photoshop Elements 11


  • $99
  • Compatível com: Windows XP (SP3) ou mais novo, Mac OS X v10.6 ou mais novo
  • www.adobe.com

Número 11 de nossa lista (OK, nós sabemos, nós sabemos…) é… Adobe Photoshop. Um tipo de, na verdade. O Photoshop Elements 11 é a última edição*² da versão reduzida do todo-poderoso Photoshop, e ainda é definitivamente a melhor. Tradicionalmente, o Elements foi por um bom tempo o primo pobre de seus congêneros mais caros, mas ao longo dos últimos anos, a Adobe tem silenciosa e constantemente levado esse conjunto de recursos ao ponto onde é agora uma ferramenta de edição muito poderosa por seu próprio mérito.

Embora a interface (especialmente a navegação), seja diferente o suficiente para confundir alguém acostumado ao Photoshop CS6, o Elements 11 contém quase toda a navegação essencial na imagem e recursos de manipulação de que os fotógrafos precisam. Ainda há limitações, mas muito menos do que havia no passado. Para uma análise das diferenças entre Elements e Photoshop CS6, nos fóruns de ajuda da Adobe há uma página que é bastante abrangente [nota: em inglês].

Fonte: http://www.fotografia-dg.com/10-programas-de-edicao-q-n-sao-photoshop/?utm_source=MailingList&utm_medium=email&utm_campaign=10+informa%C3%A7%C3%B5es+importantes+que+desejaria+ter+recebido+quando+iniciei+na+fotografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores