sábado, 13 de dezembro de 2014

Electrolux se une a Autodesk no design de novos produtos - por CanalTech

Fizemos uma visita à fábrica da Electrolux nesta terça-feira (9) em Curitiba, Paraná, para conhecer a parceria da empresa com a Autodesk (fabricante do AutoCAD), focada no design de novos produtos. Qual é a ideia? A Electrolux criou um Centro de Design dentro da fábrica focado em desenhar geladeiras, fogões, microondas, máquinas de lavar, entre outros produtos, de maneira completamente digital, eliminando assim a necessidade de criação de um grande número de protótipos para chegar à versão final.


Eletrolux-AutoDesk

Para isso, o Centro de Design cria o produto do zero com a suíte de design de produtos da AutoCAD, sendo possível, inclusive, simular o funcionamento do produto em 3D. Por exemplo, a Electrolux conta com um laboratório de superfícies, com centenas de amostras catalogadas para simular a melhor sensação de encostar nos produtos. Consumidores são convidados para testar cada uma das amostras, e assim definir qual delas será utilizada em um novo produto.

Eletrolux-AutoDesk

Através da suíte da Autodesk, é possível simular como um produto ficará posicionado em diferentes perfis de casas com diferentes eletrodomésticos. A simulação é tão precisa que até mesmo o comportamento da cor de cada produto em diferentes temperaturas de luz é testado, já que determinada cor em uma superfície pode ter um resultado bacana sob uma luz branca, mas pode não ficar tão legal assim sob uma luz amarela, por exemplo.

Eletrolux-AutoDesk

Dentro do Centro de Design há inclusive um Oculus Rift, que mesmo ainda estando disponível apenas em uma versão para desenvolvedores, já é utilizado pela Electrolux para dar um panorama 360º dos produtos. Em simulações mais avançadas, a empresa pretende ir adiante, permitindo que, usando o Oculus Rift, consumidores possam andar em um ambiente virtual como se estivessem olhando fisicamente para os produtos.

Eletrolux-AutoDesk

A Autodesk é uma das empresas mais importantes do mundo no segmento de CAD e design de produtos, possuindo um portfólio enorme para diferentes segmentos. As suítes possuem preços um pouco salgados, mas, segundo Julio Bertola, Diretor de Design da Electrolux LATAM, o custo da aquisição se pagou de forma bastante rápida: "O investimento feito pelo Centro de Realidade Virtual se pagou em menos de três anos. Ele trouxe aceleração ao processo de decisão, além de economia de tempo e dinheiro".

Eletrolux-AutoDesk

Eletrodomésticos não são o forte do Canaltech, mas confessamos que ficamos bastante impressionados com a quantidade de pesquisas, testes e conversas com o consumidor que a Electrolux faz até chegar na versão final de um produto. Há uma sala com vários profissionais de design testando cada detalhe dos produtos, gerando diferentes versões até chegar à versão final. Reparamos que todas as máquinas utilizadas são da Dell, desde notebooks corporativos até workstations de alto desempenho para lidar com tarefas e renders mais complexos.

Fonte: CanalTech

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores