Para
isso, o Centro de Design cria o produto do zero com a suíte de design
de produtos da AutoCAD, sendo possível, inclusive, simular o
funcionamento do produto em 3D. Por exemplo, a Electrolux conta com um
laboratório de superfícies, com centenas de amostras catalogadas para
simular a melhor sensação de encostar nos produtos. Consumidores são
convidados para testar cada uma das amostras, e assim definir qual delas
será utilizada em um novo produto.
Através
da suíte da Autodesk, é possível simular como um produto ficará
posicionado em diferentes perfis de casas com diferentes
eletrodomésticos. A simulação é tão precisa que até mesmo o
comportamento da cor de cada produto em diferentes temperaturas de luz é
testado, já que determinada cor em uma superfície pode ter um resultado
bacana sob uma luz branca, mas pode não ficar tão legal assim sob uma
luz amarela, por exemplo.
Dentro
do Centro de Design há inclusive um Oculus Rift, que mesmo ainda
estando disponível apenas em uma versão para desenvolvedores, já é
utilizado pela Electrolux para dar um panorama 360º dos produtos. Em
simulações mais avançadas, a empresa pretende ir adiante, permitindo
que, usando o Oculus Rift, consumidores possam andar em um ambiente
virtual como se estivessem olhando fisicamente para os produtos.
A
Autodesk é uma das empresas mais importantes do mundo no segmento de
CAD e design de produtos, possuindo um portfólio enorme para diferentes
segmentos. As suítes possuem preços um pouco salgados, mas, segundo
Julio Bertola, Diretor de Design da Electrolux LATAM, o custo da
aquisição se pagou de forma bastante rápida: "O investimento feito pelo
Centro de Realidade Virtual se pagou em menos de três anos. Ele trouxe
aceleração ao processo de decisão, além de economia de tempo e
dinheiro".
Fonte: CanalTech
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