domingo, 17 de julho de 2011

Entrevista do Riceles Costa (Arquitetura com Sketchup) com Fernando Padão (Sketchup Brasil)

Postando a entrevista Ríceles Araujo Costa com o Arquiteto Fernando Xavier Padão, Administrador do Fórum Sketchup Brasil:

Fernando Xavier Padão, mais conhecido como “Padão”, é Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, em 1990. Seu escritório sediado em Porto Alegre-RS desenvolve projetos arquitetônicos residenciais e comerciais, retrofit (reformas), arquitetura de interiores e design de móveis. Assessoria de projetos e processos técnicos construtivos.


Utilizando o SketchUp há quatro anos, ele explica como era o fluxo de trabalho antes da adoção do programa:

“Os estudos eram feitos em papel que posteriormente seriam passados para o CAD 2D, com a apresentação aos clientes em forma de plantas, vistas e cortes. Muitas vezes era necessário fazer croquis perspectivos para esclarecer dúvidas projetuais, que naturalmente não ficavam claros aos clientes pela dificuldade natural ao um leigo de entender certos desenhos”.

O que mudou com a adoção do SU?

"O uso de um softer CAD se faz ainda necessário pelas exigências técnicas do desenvolvimento de um projeto. Mas agora, estes processos vem acompanhados de perspectivas feitas com o SketchUp que não se restringem a uma simples demonstração 3D. Usamos o SketchUp como ferramenta de desenvolvimento de idéias, como fonte de percepção espacial e geradora de detalhes construtivos. O SketchUp nos auxilia a ver se um projeto vai funcionar como se espera que ele funcione. Na maioria dos casos o CAD entra depois do estudo inicial do projeto feito com o SketchUp. O desenvolvimento de idéias a partir de um estudo em 3D nos deixa mais seguros do resultado final".

Utiliza outros programas em conjunto com o SU? Quais?

"Além da ferramenta CAD, usamos somente o SketchUp, com poucos plugins, o SU dá conta do recado com bastante precisão e clareza. Não usamos artifícios de Render ou Photoshop, nosso trabalho é bem técnico e detalhado. O nosso domínio do SketchUp não faz que sejam necessárias outras ferramentas auxiliares na apresentação final. Mas isso não impede que quando preciso for se use Renders".

Como se dá a integração destes programas em sua rotina de trabalho?

"O SketchUp tornou-se ferramenta fundamental no nosso dia a dia de trabalho, mesmo que não se faça um modelagem 3D completa de um projeto, ele está sempre presente em um estudo de volume ou avaliação de uma peça que não esta claramente entendida em uma montagem. A integração do SketchUp com a ferramenta CAD facilita bastante a troca de arquivos e o ganho de tempo para que não haja redesenho".

Qual a percepção do cliente em relação ao seu trabalho após a adoção do SU?

“O SketchUp é muito importante na relação entre profissional e cliente. As informações visuais se tornam muito esclarecedoras ao ponto de exigir certos cuidados do profissional no que tange a uma modelagem “quase” real. Isso pode ser cobrado do profissional mais tarde, quando o cliente perceber que aquilo que foi mostrado não está de acordo com o executado. O velho “meramente ilustrativo”. O SketchUp nos permite uma riqueza de detalhes incríveis, claro que isso exige conhecimento do softer e muito trabalho”.

Contato
Fernando Xavier Padão, Arquiteto
Av. Osvaldo Aranha, 824/12
Porto Alegre - RS 90035-191 Brasil
Fones: 51 33115454 - 51 99622982
www.arqpadao.blogspot.com


Algumas imagens dos trabalhos produzidos pelo escritório do Arquiteto




  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores