sábado, 23 de julho de 2011

O que faz do SketchUp um grande aplicativo?

Sabia mais sobre os novos recursos do SketchUp 8.

Arestas e faces: E é só isso Pencil


Todo modelo do SketchUp é formado por apenas duas coisas: arestas e faces. As arestas são linhas retas e as faces são formas bidimensionais que são criadas quando diversas arestas formam uma figura geométrica plana. Por exemplo, uma face retangular é limitada por quatro arestas que estão conectadas por seus ângulos retos.
Para construir modelos no SketchUp, você desenha arestas e faces usando algumas ferramentas simples que pode aprender a usar em pouco tempo. É realmente muito fácil. 

Empurrar/Puxar: Passe rapidamente de duas a três dimensões Empurrar/Puxar


Faça a extrusão de qualquer superfície plana e transforme-a em uma forma tridimensional com a ferramenta patenteada Empurrar/Puxar patenteada do SketchUp. Basta clicar para começar a extrusão, mover o seu mouse e clicar novamente para parar. Você pode Empurrar/Puxar um retângulo para transformá-lo em uma caixa. Ou desenhar o contorno de uma escada e Empurrar/Puxar essa figura para que ela se torne tridimensional. Deseja criar uma janela? Basta Empurrar/Puxar um orifício através de uma parede. O SketchUp é conhecido por ser fácil de usar e a razão disso é a funcionalidade da ferramenta Empurrar/Puxar. 

Medidas precisas: Trabalhe com precisão Fita métrica


O SketchUp é ideal para trabalhar rapidamente e de forma natural em 3D, mas é muito mais do que um simples e elegante lápis eletrônico. Devido ao fato de você trabalhar em um computador, tudo que você criar no SketchUp terá uma dimensão precisa. Quando estiver preparado, você poderá construir modelos com o grau de precisão que necessitar. Se desejar, poderá imprimir visualizações em escala de seu modelo e, se tiver o SketchUp Pro, poderá até mesmo exportar a sua geometria para outros programas, como o AutoCAD e o 3ds MAX. 

Siga-me: Crie extrusões complexas e figuras torneadas Siga-me


Você pode usar a inovadora e versátil ferramenta Siga-me para criar formas em 3D através da extrusão de superfícies em 2D ao longo de caminhos predeterminados. Modele um tubo dobrado através da extrusão de um círculo ao longo de uma linha em forma de L. Crie uma garrafa desenhando a metade de seu contorno e depois usando a ferramenta Siga-me para estendê-la ao redor de um círculo. Você pode até mesmo usar a ferramenta Siga-me para arredondar (dar acabamento) a arestas de itens como corrimões, móveis e aparelhos eletrônicos. 

Pintura: Aplique cores e texturas Materiais


Você pode usar a ferramenta Pintura do SketchUp para pintar o seu modelo com materiais, tais como cores e texturas. 

Grupos e componentes: Construa modelos mais inteligentes Componentes


Ao "colar" partes da geometria em seu modelo para criar grupos, você pode criar sub-objetos que são mais fáceis de mover, copiar e ocultar. Os componentes são muito parecidos com os grupos, mas contam com uma vantagem útil: as cópias dos componentes estão relacionadas entre si; portanto, as alterações que você fizer em uma serão automaticamente aplicadas em todas as outras. Janelas, portas, árvores, cadeiras e milhões de outros objetos são beneficiados por essa característica de funcionamento. 

Sombras: Realize estudos de sombras e acrescente realismo Shadows


O potente mecanismo de sombras em tempo real do SketchUp permite que você realize estudos de sombras com precisão em seus modelos. 

Seções: Veja a parte interna de seus modelos Seções


Você pode usar o recurso interativo de seções do SketchUp para eliminar temporariamente partes de seu projeto, permitindo ver dentro dele através de cortes. Você pode usar as seções para criar visualizações ortográficas (tais como plantas baixas), para exportar geometrias para programas CAD usando o SketchUp Pro ou apenas para obter uma melhor visualização do seu modelo enquanto estiver trabalhando com ele. Os planos de seção podem ser movidos, rotados e até mesmo animados, por meio do recurso Cenas do SketchUp. 

Cenas: Salve visualizações e crie animações Next


Nós criamos o recurso Cenas para permitir que você salve facilmente visualizações precisas de seu modelo e volte a elas posteriormente. Precisa criar uma animação? Basta criar algumas cenas e clicar em um botão. 

Girar e Percorrer: Explore as suas criações em primeira mão Walk


O SketchUp permite que você entre em seu modelo com um simples conjunto de ferramentas de navegação, projetado para dar a você uma visualização em primeira pessoa. Clique com Posicionar a câmera para "ficar em pé" em qualquer ponto do seu modelo. Use a ferramenta Girar para virar a sua cabeça virtual. Finalmente, use a ferramenta Percorrer para explorar a sua criação a pé; você pode até mesmo subir e descer escadas e rampas, tal como se estivesse jogando um videogame. 

Dimensões e etiquetas: Acrescente informações aos seus projetos Dimensões


Você pode usar as ferramentas superintuitivas Dimensão e Etiqueta para acrescentar dimensões, anotações e outro detalhes importantes ao seu trabalho. 

O Instrutor: Entenda os conceitos rapidamente Instrutor


A caixa de diálogo Instrutor do SketchUp, que você pode ativar a qualquer momento, oferece ajuda de acordo com o contexto. 

Camadas e Estrutura: Mantenha a organização Colocar em primeiro plano


Quando você está construindo um modelo grande e complicado, as coisas podem ficar bagunçadas muito rapidamente. O SketchUp oferece duas maneiras úteis de manter a sua geometria sob controle: 

Google Earth: Veja os seus modelos no contexto Google Earth


O SketchUp e o Google Earth fazem parte da mesma família de produtos, o que significa que você pode trocar informações entre eles facilmente. Precisa de um local para a construção do seu projeto? Importe uma fotografia aérea em escala, incluindo topografia, diretamente do Google Earth para o SketchUp, clicando em apenas um botão. Gostaria de ver o seu modelo do SketchUp dentro do contexto no Google Earth? Basta clicar em outro botão. Qualquer pessoa pode usar o SketchUp para construir modelos que podem ser vistos por qualquer outra pessoa no Google Earth. 

Ferramentas da caixa de areia: Trabalhe sobre um terreno Caixa de areia


As ferramentas da caixa de areia do SketchUp permitem criar, otimizar e alterar terrenos em 3D. Você pode gerar uma paisagem lisa a partir de um conjunto importado de linhas de contorno, acrescentar margens e vales para escoamento, assim como criar as fundações de um edifício e um caminho de acesso para automóveis. 

Armazém 3D: Encontre modelos de quase qualquer item que você precisar Armazém 3D


O Armazém 3D do Google é um enorme espaço de armazenamento on-line de modelos em 3D no qual você pode procurar quando precisar de algo. Afinal, para que construir um item quando você pode fazer o download desse mesmo item gratuitamente? 

Importe 3DS: Economize tempo em sua modelagem


Você pode importar arquivos 3DS diretamente para seus modelos do SketchUp. Tem alguma mobília em formato 3DS que gostaria de usar? Importe-a e vá em frente! 

Importe imagens: Pinte paredes com fotos


Com o SketchUp, você pode importar arquivos de imagem em formatos como JPG, TIFF, PNG e PDF. Você pode usá-los tal como são (como se fossem pôsteres), mas também pode colá-los em superfícies para criar modelos fotorrealísticos de construções, desenhos de embalagens e outros itens. 

Exporte nos formatos TIFF, JPEG e PNG


O SketchUp permite exportar imagens raster de até 10 mil pixels quadrados. Portanto, gerar uma imagem para enviá-la por e-mail, publicá-la em um documento ou projetá-la sobre uma parede é tão fácil quanto escolher umas poucas opções e clicar em Exportar. 

PRO - Importe e exporte nos formatos DXF e DWG: Desenhos de linhas 2D e modelos 3D

 


O Google SketchUp Pro permite que você importe e exporte para os formatos DXF e DWG, oferecendo uma maneira fácil de transferir planos, seções, elevações ou até mesmo o modelo inteiro para o seu programa CAD favorito. A geometria importada e exportada permanece na escala 1:1, preservando as camadas.

PRO - Exporte nos formatos PDF e EPS: Imagens vetoriais em 2D

 


Com a versão Pro do Google SketchUp, você pode exportar visualizações de seus modelos nos formatos PDF e EPS, o que permite continuar a trabalhar com eles em programas de edição vetorial como o Illustrator e o Freehand. Para as imagens em 2D que precisam de resolução independente, não há nada melhor que exportá-las para esses formatos. 

PRO - Exporte nos formatos 3DS, OBJ, XSI, FBX, VRML e DAE


Se você está usando o Google SketchUp Pro, poderá exportar seus modelos para uma série de formatos úteis em 3D. Os profissionais utilizam uma série de ferramentas diferentes, e esses exportadores permitem ao SketchUp juntar a maioria desses fluxos de trabalho profissionais, oferecendo interoperabilidade com praticamente qualquer aplicativo de modelagem em 3D existente no mercado.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores