quarta-feira, 9 de outubro de 2013

O segredo da perfeição é a imperfeição

Olá pessoal, vamos tratar hoje de um tema bastante interessante, o segredo da perfeição no 3D.
Quem já modela, ou está começando a modelar agora, sempre se pergunta: como chegar na perfeição? Como deixar alguma coisa o mais realista possível?
Eis que respondo a você, meu jovem, que o segredo está na observação.
Obviamente aquela imagem super realista é resultado de um conjunto de técnicas de mapeamento, texturização e configuração de render, mas tudo isso de nada vai adiantar se não tivermos um boa modelagem e é na modelagem que entram os detalhes, aqueles sutis que a gente nem sequer percebe, mas, se não estiverem ali, vamos sentir falta.
Quando eu cursava 3D max um dos meus instrutores sempre frisava pra gente que o segredo é um pouquinho de caos, parece até uma frase do Coringa, mas é bem por aí mesmo. Vou mostrar um exemplo.
No meu trabalho, eu sempre preciso fazer Stills de jogos de tabuleiro e na grande maioria existem baralhos, agora vejam isso:
Baralho Coloretto 1
Até está legal, mas não parece que está faltando alguma coisa? Esta tudo muito organizado, muito certinho, perfeito demais, será que o baralho real vai ser assim?
- Claro que não!
- Então o que fazer?

- Vamos adicionar o segredo, o Caos, basta observar o objeto real, ver como ele se comporta, ver como ele é de verdade:
IMG_3355
Olhando para a foto podemos ver que as cartas por mais que estejam bem empilhadas, sempre tendem a sair um pouco do lugar, as cartas de cima do monte não são totalmente retas, possuem uma leve envergadura por terem ficado presas com elástico, agora é só transferir estas observações para o nosso modelo.
Baralho Coloretto 3D
Abaixo, mais um exemplo de detalhes que nos trazem o realismo. Este modelo do DeLorean do filme De Volta para o Futuro, eu modelei em 2007, mas há algum tempo atrás eu achei que estava faltando alguma coisa, precisava melhorar, e neste caso, refiz todas as texturas e iluminação.
comparação
Percebam que o primeiro render (2007) estava tudo muito certinho, “limpo” o que fiz para melhorar foi acrescentar o “caos”, a sujeira, a ferrugem em alguns pontos, riscos na lataria e o fato de “tirar” o carro de um estúdio e colocar em um cenário ajudou bastante também.
Mesclar a sua modelagem com fotos reais também ajuda a melhorar o realismo. Neste render abaixo, toda a paisagem do fundo, árvores, e aquele pôr do sol é uma foto de fim de tarde que tirei em um parque, refiz a iluminação do 3Dmax para “casar” com a da foto e pronto…
delorean CAM3 ALTA
A soma dos detalhes é que trazem a perfeição.
Então a lição que tiramos disto é: quando for modelar, procure observar ao máximo o objeto a ser reproduzido, encontrar os detalhes e formas de se reproduzir alguma imperfeição, pois é ai que está o segredo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores