segunda-feira, 18 de novembro de 2013

13 redes sociais para designers

Diversas são as formas de entrar em contato com os profissionais da mesma área e também de se informar sobre as novidades em nosso meio de atuação. E o ramo das atividades criativas também participa disso.

13 redes sociais para designers 
(Fonte da imagem: iStock)

Designers de todos os tipos, publicitários e profissionais do marketing necessitam estar em contato com novos conceitos e até mesmo visualizar trabalhos já feitos como forma de inspiração. Mas onde encontrar esse tipo de fonte de informação e de recursos para dar início aos projetos?

Nesta seleção, escolhemos 12 redes sociais por meio das quais você pode acessar informações relacionadas ao design e também trocar uma ideia com outros profissionais do ramo. Esse contato, que só é proporcionado por comunidades interativas, torna mais rica a experiência e traz mais conhecimento para a sua navegação. Confira nossa lista de serviços e escolha os seus preferidos.

Dsign.me

Apesar de grande parte das opções de redes sociais criativas ser internacional, há cerca de três anos foi criada a primeira interface inteiramente brasileira: o Dsign.me. O site interativo foi criado para promover a comunicação entre profissionais ou adoradores das áreas relacionadas – como o próprio design (seja ele gráfico ou de produto), publicidade e propaganda, marketing, expressão gráfica e demais cursos correspondentes.

13 redes sociais para designers
(Fonte da imagem: Reprodução/Dsign.me)

As páginas da rede social lembram um blog, por meio das quais é possível conferir notícias sobre premiações da área, novas técnicas e até mesmo discussões sobre assuntos relevantes. Em outra parte do Dsign.me, você pode cadastrar seus trabalhos – como se fosse um portfólio –, assim como pode conferir as artes inseridas pelos demais participantes do site.

Para os profissionais que estiverem com dificuldade para encontrar trabalho, a rede social também disponibiliza um classificado virtual com vagas para diversas áreas criativas. Basta pesquisar e conferir as oportunidades que mais lhe agradam.

Behance

Agora que já falamos da opção 100% brasileira, é hora de conferir o que as terras estrangeiras têm a nos oferecer nessa área. Behance é uma das redes sociais que mais se destacam por ser muito utilizada pelos profissionais do design.

13 redes sociais para designers
(Fonte da imagem: Reprodução/Behance)

O principal foco do site é a inserção de portfólios online, a fim de divulgar o trabalho dos profissionais para seus colegas e possíveis empregadores. Da mesma forma como você pode fazer a sua arte ser conhecida por vários colegas de profissão, essa plataforma também permite aprender por meio das criações dois outros designers. Você pode compreender novos conceitos e fazer deles modelos de inspiração.

É possível ver o perfil da pessoa responsável pela arte, o que permite entrar em contato com o profissional. Da mesma forma como acontece em outras redes sociais famosas, na Behance você pode comentar e curtir os posts feitos pelos participantes. Além disso, ainda é possível compartilhar a ilustração ou a montagem em outras páginas, como o Twitter, o Facebook e o Pinterest.

Parcerias da rede social e nova direção

Desde 2010, a rede social conta com uma parceria com outra rede voltada para oportunidades de negócios e de trabalho, o LinkedIn. Graças a isso, seus projetos são publicados nos dois lugares quase que automaticamente, facilitando que futuros empregadores encontrem o seu perfil online.

13 redes sociais para designers 
(Fonte da imagem: iStock)

Por ser tão visada internacionalmente, a Behance foi comprada pela Adobe no final de 2012. A empresa não anunciou mudanças drásticas na rede até o momento, mas divulgou que pretende promover de maneira mais forte a utilizações de seus produtos, que são desenvolvidos em grande maioria para o público criativo.

Além disso, softwares como o Photoshop devem receber novas ferramentas de integração, incluindo a inserção facilitada de conteúdo diretamente pela Behance – por meio de uma assinatura que deve ser adquirida à parte.

DeviantArt

Este é provavelmente o maior site de imagens para os designers desfrutarem. DeviantArt conta com mais de 80 mil publicações novas por dia vindas dos seus mais de 60 milhões de participantes cadastrados.

13 redes sociais para designers 
(Fonte da imagem: Reprodução/DeviantArt)

A rede social permite que os utilizadores compartilhem imagens, sendo elas trabalho próprio ou não, e também possibilita que haja a venda de criações nas páginas. Graças a essas ferramentas, é possível difundir as suas ideias, fazendo seus projetos se tornarem conhecidos por milhares de pessoas, e ainda ganhar uma graninha com isso.

Dribbble

Para quem quer visualizar trabalhos de alta qualidade como meio de inspiração ou até mesmo de conhecimento, Dribbble é uma ótima opção. Os participantes podem postar fotografias e ilustração para receber comentários (nem sempre positivos) sobre as publicações por parte dos colegas de profissão.

13 redes sociais para designers 
(Fonte da imagem: Reprodução/Dribbble)

Apesar de todas as vantagens, a rede simbolizada por uma pequena bola de basquete rosa apresenta um porém: ela está mais para uma comunidade fechada do que para uma página interativa aberta para o público. Isso porque, para ingressar no Dribbble, você precisa ser convidado por alguém que já seja um participante

Graças a essa característica “fechada” da rede, pode ser garantido que apenas trabalhos de qualidade vão circular as páginas da rede. Por outro lado, a visualização do conteúdo é aberta para todos, porém esse cadastro dá acesso apenas como espectador das publicações e não como criador de novos posts.

Cargo

Ao contrário dos sites citados anteriormente, Cargo permite que os participantes da rede criem suas próprias páginas. A partir desta opção, você pode ter uma URL única, por meio da qual é possível compartilhar o seu portfólio virtual com os colegas de profissão.

13 redes sociais para designers 
(Fonte da imagem: Reprodução/Cargo)

Além disso, é possível fazer publicações que contenham textos e não somente imagem – assim como acontece em um blog. Dessa forma, os demais participantes podem comentar aumentando a discussão ou dando sua opinião sobre o tema, assim como podem se tornar seus seguidores dentro do Cargo.

LoveDsgn

LoveDsgn é uma rede social para o público de áreas criativas, seja design, publicidade ou marketing, por exemplo, que permite que sejam publicados todos os tipos de trabalhos. O intuito é promover a divulgação das artes, bem como a discussão do conteúdo entre as pessoas que participam da comunidade virtual.

13 redes sociais para designers 
(Fonte da imagem: Reprodução/LoveDsgn)

Assim como acontece com o Dribbble, a LoveDsgn só permite que membros da comunidade façam posts em suas páginas. Para participar, é preciso receber um convite de alguém que já esteja na rede social ou enviar uma solicitação para a própria empresa, por meio da página principal, e esperar o resultado do pedido.

Hunie

Antigamente conhecida como DesignersCouch, a Hunie é uma comunidade online que permite aos designers entrar em contato que diversos tipos de “começos” para inspirar seus trabalhos. Mas nem só de “começos” a rede social é alimentada: são diversos projetos inseridos na galeria do site para que todos os participantes confiram o que anda acontecendo de melhor no ramo criativo.

13 redes sociais para designers 
(Fonte da imagem: Reprodução/Hunie)

Hunie é uma rede social bem completa para quem procura ver conceitos diferentes, mas que valoriza a boa informação. Enquanto você estiver navegando pelos trabalhos destacados pelos participantes, é possível encontrar artigos relacionados ao design de modo geral, desde novidades até retrospectiva de técnicas utilizadas. Se você estiver procurando trabalho, a comunidade também reserva um espaço especial para ajudá-lo nessa jornada.

Image Spark

Diferentemente da grande maioria de redes sociais, Image Spark não possui um foco voltado para a divulgação de trabalhos, mas sim para a organização de fontes. Como uma forma de ajudar na hora de reunir material para colocar em andamento a criação dos desenhos, a Image Spark disponibiliza ferramentas que facilitam a reunião de conceitos e de materiais que vão servir como parâmetro para o projeto a ser desenvolvido.

13 redes sociais para designers 
(Fonte da imagem: Reprodução/Image Spark)

Para fazer isso, basta escolher um tamanho de quadro para montagem – chamado pelo site de “Moodboards” – e colocar as fotografias dentro dessas interfaces, para conferi-las depois. Se você quiser adicionar apenas uma imagem ou se preferir fazer uma colagem com mais de 100 peças, não tem problema, pois o sistema é bem flexível.

Caso você deseje, é possível tornar o resultado visível para os demais participantes da rede. A Image Spark permite inserir palavras-chave às criações, garantindo que elas sejam encontradas dentro do tema ao qual estiverem relacionadas.

Pinterest

Esta não é exatamente uma novidade, especialmente para as pessoas que usam redes sociais com a finalidade de compartilhar fotografias. O Pinterest permite que sejam publicados materiais dos mais variados temas, desde que sejam imagens ou vídeos. Todos os itens devem ser marcados com tags que identificam os assuntos as quais estão relacionados.

13 redes sociais para designers 
(Fonte da imagem: Reprodução/Pinterest)

Para conferir o conteúdo da rede, os participantes selecionam os temas que querem visualizar e, então, as imagens e os vídeos que estiverem relacionados a esses assuntos são apresentados em cada um dos perfis criados. Você confere belas publicações, sem sair do seu foco de interesse, diminuindo as chances de se deparar com conteúdo que não lhe interessa.

Designmoo

Designmoo é uma rede social voltada mais ao compartilhamento de material para criação do que à divulgação de trabalhos prontos. A comunidade criada pelo site visa a publicação de arquivos no formato PSD, assim como vetores, texturas, desenhos-padrão, fontes e tudo o mais que sirva como base para uma criação.

13 redes sociais para designers
 (Fonte da imagem: Reprodução/Designmoo)

Essa característica faz da rede social um ótimo repositório de recursos. Por conta disso, ela pode salvar a pele de qualquer designer em apuros, seja por falta de ideia ou pela dificuldade de encontrar um padrão específico. A maior parte do conteúdo é distribuída de forma gratuita, mas também é possível adquirir artes mais bem-acabadas e personalizadas na loja e na versão paga do serviço.

COLOURLovers

Assim como o Designmoo, COLOURlovers é uma comunidade que permite aos designers e aos profissionais de áreas correlatas compartilhar recursos de criação com pessoas do mundo todo. Desde padrão de cores, palhetas até desenhos: você encontra de tudo um pouco dentro do site, sendo que o conteúdo é dividido em abas de acordo com o tema ao qual estiver relacionado.

13 redes sociais para designers
 (Fonte da imagem: Reprodução/COLOURlovers)

Além de ser possível encontrar recursos de criação, a rede social ainda permite que você visualize e participe de discussões sobre as tendências do design. Dessa forma, ao mesmo tempo em que adquire materiais diferentes para o seu projeto, você ainda fica por dentro do que está acontecendo no ramo da criação.

FFFFound!

Com um nome criativo como esse, o que esperar do serviço oferecido? O nome do site já diz mais ou menos o conceito do seu funcionamento: FFFFound serve para encontrar (“Find”) os mais diversos tipos de imagens em meio a um conjunto de itens compartilhados pelos participantes da rede.

13 redes sociais para designers 
(Fonte da imagem: Reprodução/FFFFound!)

O serviço permite que você guarde uma lista de favoritos com as fotografias que você mais gostar, facilitando o acesso a elas. Apesar de não ser uma rede social especialmente desenvolvida para os designers, esse site pode ajudar a encontrar imagens diferentes, que podem ser muito úteis para os projetos em desenvolvimento.

Pixel Groovy

Pixel Groovy também não é uma rede social especificamente desenvolvida para a área de criação, porém sua utilidade ainda a mantém como uma opção válida para esta lista. Isso porque o serviço traz tutoriais sobre diversas ferramentas ligadas ao computador, assim como aos softwares de design, como o Illustrator e o Photoshop.

A característica principal da comunidade criada pelo site é que os artigos são colocados em destaque pelos próprios participantes. Vamos explicar melhor essa história: quando alguém posta um tutorial novo, esse texto entra numa categoria inicial chamada “Groove”.

13 redes sociais para designers 
(Fonte da imagem: Reprodução/Pixel Groovy)

Enquanto estiver nessa área, ele pode ser votado e ganhar notoriedade dentro do Pixel Groovy. Se o artigo receber bastante votos, o suficiente para colocá-lo entre os melhores textos recentes do site, ele é jogado na página principal, podendo ser conferido por mais pessoas. Qualquer visitante pode visualizar a postagem, perfis registrados na comunidade podem votar.

Assim como qualquer ramo de atuação, o design, a publicidade, o marketing e todas as áreas relacionadas a projetos criativos contam com vários sites de referência para os profissionais. A lista apresentada neste artigo mostra apenas algumas que foram selecionadas como as melhores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores