segunda-feira, 12 de maio de 2014

Como usar texturas de alta resolução no SketchUp

Ao usar o SketchUp você já se esbarrou na situação de importar uma textura de alta resolução e perceber que a qualidade da imagem diminuiu quando inserida no programa?
Não se preocupe, a solução para esse problema é bem simples. O SketchUp é programado para diminuir automaticamente a resolução de imagens muito grandes quando importadas como textura. O tamanho máximo que o programa aceita sem interferir na resolução é de 1024 x 1024 pixels.

Para aqueles que querem fazer modelos muito grandes e com um detalhamento no trabalho com texturas, existe a possibilidade que desabilitar essa ação do software. 
texturas sketchup
Indo em Preferences > Open GL, é possível marcar a opção “Usar tamanho de textura máximo”. Com essa opção marcada, o SketchUp não vai mais redimensionar as texturas para o tamanho de 1024 pixels. 
A partir disso, o programa vai comunicar com a sua placa de vídeo e as imagens terão uma visualização de no máximo 4096 x 4096 pixels. 
Antes de fazer isso, saiba de alguns poréns: o SketchUp grava todas as imagens que estão sendo usadas naquele modelo. Ao usar uma imagem muito grande, o programa pode ficar um pouco lento e o tempo de renderização comprometido.
sketchup texturas
E mesmo com a caixa de diálogo de tamanho máximo de textura marcada, é possível que a exportação do modelo para um arquivo de imagem leve em conta a textura em baixa resolução. Se o programa estiver sendo usado em PC’s, é provável que a resolução da textura não fique tão boa quando exportada.
Isso acontece porque o Open GL da Microsoft não suporta a renderização fora da tela e os limites de renderização e de exportacão de imagens podem não depender somente do SketchUp.
Fonte: http://www.bimbon.com.br/projeto/como_usar_texturas_de_alta_resolucao_no_sketchup?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=abril02

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores