sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Publicado por "Projetando Idéias": Os 09 Arquitetos mais Famosos do Mundo

Lista com os 09 Arquitetos mais famosos do mundo, sempre lembrando que nenhum nome da lista realmente exerce a profissão, porém já se aventuraram pelo mundo dos croquis e projetos, alguns deles, inclusive, com formação profissional como arquitetos! Segue a lista:
1. George Takei
George Hosato Takei (Los Angeles, 20 de abril de 1937) é um ator estadunidense cujo papel de maior destaque foi o do oficial do leme Hikaru Sulu na telessérie original de Star Trek e nos longa-metragens para o cinema relacionados à série. 
Depois de se formar a partir de Los Angeles High School em 1956, George estudou arquitetura na Universidade de Berkeley.
Fez participações especiais em telesséries americanas (como os Simpsons). Dono de uma voz distinta, tornou-se locutor do programa de rádio The Howard Stern Show em 2006.
Em 2007, Takei integrou o elenco da série Heroes interpretando o pai do personagem Hiro Nakamura, Kaito Nakamura.
No 4° episódio da 4ª Temporada de The Big Bang Theory, que foi ao ar no dia 14 de outubro de 2010 nos Estados Unidos, o ator aparece interpretando ele mesmo.


2. Brad Pitt
Talvez você não saiba, mas Brad Pitt, além de ator, sex symbol, marido de Angelina Jolie e pai de seis filhos, também é um grande apaixonado por arquitetura, e já chegou inclusive a declarar que, se não atuasse, certamente seria arquiteto.
E não é porque não tem o diploma nas mãos que Pitt deixou de participar de alguns projetos na área. Um exemplo é a série de documentários Design: e², que fala sobre iniciativas sustentáveis naarquitetura e no design ao redor do mundo – o ator é quem narra todos os episódios das quatro temporadas.
Mas o envolvimento de Brad com a arquitetura vai além. Ele já chegou a fazer um estágio no escritório de seu arquiteto favorito, o desconstrutivista Frank Gehry, conhecido por ser o autor de edifícios icônicos como o Museu Guggenheim de Bilbao e o Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles. Na sua passagem por lá, o ator teve aulas de desenho por computador e trabalhou num ambicioso projeto de construção nas cidades costeiras de Brighton e Hove, no sul da Inglaterra, que custou mais ou menos 300 milhões de euros. Aliás, Pitt é tão fã de Gehry que Angelina até tatuou uma obra do arquiteto em seu corpo para homenagear o marido.
O intérprete de papéis memoráveis, como Benjamin Button em O Curioso Caso de Benjamin Button, e Tyler Durden, de Clube da Luta também criou uma ONG, a Make it Right, que tem como objetivo reassentar 150 famílias de New Orleans que perderem suas casas por conta do furacão Katrina, que devastou a região em 2005. As casas foram projetadas usando tecnologias verdes e são preparadas para enfrentar enxurradas e fortes ventos. Algumas delas já foram erguidas e entregues por meio de um financiamento com juros acessíveis a famílias de baixa renda.
Outros projetos que contaram com a colaboração do astro hollywoodiano foram a reforma da famosa Casa Farnsworth, também conhecida como a casa de vidro desenhada por Mies van der Rohe, localizada no estado de Illinois, e a construção de casas no povoado de Malavli, na Índia, uma iniciativa do ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter.

3. Paul Simon
Considerado um dos grandes interprétes da alma norte-americana, captando com sensibilidade as contradições do homem urbano. Ele estudou arquitetura antes de cantar profissionalment. Iniciou sua carreira na década de 60, ao lançar, junto com o seu parceiro Art Garfunkel, o disco Wednesday Morning (1964), que continha a clássica faixa The sound of silence, tida por muitos como a melhor de seu repertório. Esse disco não fez sucesso imediato e a dupla Simon & Garfunkel foi desfeita momentaneamente. Antes, Paul Simon formara-se em Literatura, para por fim dedicar-se à música e, influenciado por Bob Dylan e a onda folk que varria a América, interpretar suas próprias composições.
4. Justine Frischmann
Justine Elinor Frischmann (Middlesex, 16 de setembro de 1969) é uma cantora e guitarrista inglesa, mais conhecida por ser a vocalista da extinta banda Elastica.
Ela nasceu em Twickenham, filha de Willem Frischmann, presidente da empresa Frischmann Pell, e de uma mãe judia russa. Frischmann estudou em St. Paul's School, antes de estudar arquitetura na University College London. Inicialmente, Frischmann queria estudar artes, mas depois que seu pai não permitiu ela concordou em parar de ir para a faculdade de artes e começou a frequentar a Bartlett School of Architecture na University College London, aonde ela passou seis anos estudando arquitetura.
Justine começou a namorar Brett Anderson em 1989 e juntos eles formaram a banda Suede da qual Frischmann era guitarrista. Em 1991 ela terminou com Anderson e saiu da banda.
Mais tarde fundou sua própria banda, Elastica, que foi formado]a em 1992 e lançou em 1993 o seu primeiro single "Strutter". Eles assinaram com a gravadora de Lamacq, Deceptive Records. Em 1995, Elastica foi nomeada para o Mercury Music Prize pelo seu álbum "Elastica". A banda assinou em 1993 com a Geffen Records, e passou a vender mais de um milhão de cópias no mundo inteiro. Elastica também foi acusado de plágio pelas músicas "Waking Up" e "Connection", porém a banda nunca desmentiu as acusações. De 2002-2003 Frischmann colaborou com sua amiga e colega de quarto M.I.A ao co-escrever as músicas do seu primeiro álbum, Arular, mais conhecido pelo seu single de 2003 "Galang".

5. Aishwarya Rai
Aishwarya Krishnaraj Rai-Bachchan, (Mangalore, 1 de Novembro de 1973) mais conhecida como Aishwarya Rai, é uma atriz, cantora e modelo indiana.
Nascida em uma família tradicional em Mangalore, no estado de Karnataka, sul da Índia, se destacou desde muito jovem por sua grande beleza. Filha de Krishnaraj Rai, um engenheiro da Marinha, e Vrinda Rai, uma escritora. Depois de alguns anos de trabalho como modelo enquanto estudava arquitetura, foi eleita Miss Mundo em 1994. Muito rápido os maiores diretores indianos, como Yash Chopra, Subhash Gai e Sanjay Lella Bansalli, lhe entregaram grandes papéis que permitiram que ela se revelasse como atriz, aliando dança e mímica na mais pura tradição do cinema indiano.
Segundo a revista Times, que indicou a ela uma capa, Aishwarya está entre as mulheres mais reconhecidas do cinema indiano.

6. "Weird Al" Yankovic
Alfred Matthew Yankovic (nascido em 23 de Outubro de 1959), mais conhecido como "Weird Al" Yankovic, é um músico com diversas premiações do Grammy, humorista, parodista, acordeonista, e produtor de televisão. Ele é particularmente conhecido por suas músicas satirizando a cultura popular e paródias de músicas contemporâneas. Os seus trabalhos renderam-lhe três discos de ouro e cinco de platina nos Estados Unidos.
Weird Al Yankovic é uma lenda. Acho que ninguém é considerado um nerd e não tem pelo menos um par de suas músicas no iTunes. Yankovic ficou famoso no final dos anos setenta, quando ele enviou My Bologna ( uma paródia da canção My Sharona) programa de rádio em quadrinhos do Dr. Demento. A estação de versão programada, que foi um tremendo sucesso de público, catapultando o cenário da música Yankovic.
A partir daí, tudo foi subindo. Depois de se formar como arquiteto em Cal Poly, Weird Al dedicou-se à música.
Weird Al Yankovic tem uma discografia que é cerca de 20 álbuns. Ele é um prolífico cantor, e um mestre de adaptação, tanto liricamente quanto musicalmente. Heterogênea, mutável e irreverente, Yankovic deve ser considerado um dos grandes nomes da música cômica do mundo.


7. Samuel L. Jackson
Samuel Leroy Jackson nasceu em 21 de dezembro de 1948, na cidade de Washington (EUA). Saiu da capital muito cedo e foi para a cidade de Chattanooga, no Tennessee para morar com sua mão, Elizabeth Jackson. Seu pai, que viu só duas vezes na vida, morreu de alcoolismo. Estudou na escola Riverside High, um ambiente de segregação racial, onde tocou trompete e trompa. Fez faculdade em Atlanta, inicialmente para o curso de arquitetura, mas acabou se formando em artes em 1972.
Em 1994 atingiu o ápice de sua carreira, no filme Pulp Fiction – Tempo de Violência. Dirigido por Quentin Tarantino, recebeu uma indicação ao Oscar e ao Globo de Ouro por sua atuação. Ainda na década de 90 participou de diversas outras produções de sucesso como Jurassic Park – Parque dos Dinossauros, Duro de Matar – A Vingança, Tempo de Matar e Jackie Brown.
8. Dario Fo
Dario Fo (Sangiano, 24 de março de 1926) é um escritor, dramaturgo e comediante italiano.
Em 1940 mudou-se de Luino para Milão para estudar arquitetura na Academia de Arte de Brera. Quase no final da guerra, Dario foi conscrito no exército da República de Salò. Consegue escapar e gasta os últimos meses da guerra escondida em um quarto de loja num sótão. Seus pais são ativos na resistência, sendo que seu pai organiza o transporte de cientistas judeus e prisioneiros de guerra britânicos fugidos para a Suíça de trem; sua mãe ocupa-se de cuidar de partisans feridos.
No fim da guerra, Dario retorna a seus estudos na Academia de Brera e realizando cursos de arquitetura no Instituto Politécnico.
Entre 1945-51 foca sua atenção em projetos de palcos e decoração teatral. Nessa época começa a improvisar monológos.
Muda-se com sua família para Milão. Mama Fo, a fim ajudar a seu marido a manter os três filhos na faculdade, esmera-se como uma fabricante de camisas.
Durante seus estudos da arquitetura, ao trabalhar como arquiteto assistente e decorador, Dario começa a entreter seus amigos com os contos como aqueles que ouvia nas tavernas no entorno do lago durante sua infância.
Por algum tempo ainda continua a trabalhar como o arquiteto assistente. Mas decide-se logo abandonar seus trabalho e estudos, repugnado pela corrupção existente no setor das edificações.
Recebeu o Nobel de Literatura de 1997.

09. Pink Floyd
 Pink Floyd foi uma banda de rock britânica formada em Cambridge, Inglaterra, em 1965, que atingiu sucesso internacional com sua música psicodélica e progressiva. Seu trabalho foi marcado pelo uso de letras filosóficas, experimentações musicais, capas de álbuns inovativas e shows elaborados. O Pink Floyd é um dos grupos de rock mais influentes e comercialmente bem-sucedidos da história, tendo vendido mais de 200 milhões de álbuns ao redor do mundo. A banda foi induzida ao Hall da Fama do Rock and Roll em 1996.
O músico e tecladista Richard Wright conheceu Roger Waters e Nick Masin na faculdade de arquitetura. Da parceria surgiu a banda Sigma 6, embrião do Pink Floyd.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores